Páginas

Qual rumo tomar?

Há muitas coisas a se considerar quando se inicia uma carreira na advocacia. Escritório, área de atuação, sociedade, marketing, entre outras, isso apenas como exemplo. O objetivo é falarmos de todos esses aspectos, mas por agora quero falar da coisa que considero a mais importante para você que acabou de receber sua Carteira de Advogado: visualizar o caminho que pretende seguir.

Afinal, aonde você quer chegar? O quê é a advocacia para você?

A resposta, claro, é altamente subjetiva, pois para alguns a advocacia é um sonho de vida, e sem dúvida esses serão os melhores advogados de sua região (e, porque não, do Brasil?) em poucos anos; enquanto que para outros a advocacia é uma etapa, uma ponte para se atingir outros objetivos, e esses provavelmente seguirão para o serviço público, se tornando grandes servidores.

Então, o primeiro passo é definir qual é o seu objetivo, o seu sonho. E, sinceramente, neste quesito, dê-se o direito de respeitar o seu próprio tempo. Às vezes o sonho de uma pessoa é ser aprovado em concurso público, mas depois que prova alguns meses na advocacia acaba se apaixonando pela profissão. Obvio que o oposto pode ocorrer, fazendo com que algum fator leve a pessoa a ficar desestimulada na carreira.

Quanto antes você decidir o que quer fazer, nesse aspecto profissional, melhor, pois você estará determinado, sendo que a verdadeira determinação é a maior força propulsora para alcançar o sucesso profissional. Mas lembre-se que cada pessoa tem seu tempo, assim sendo, respeite-se! De nada adianta apressar as coisas. Procure experimentar a maior variedade de experiências possíveis, pois a meu ver ficar dando ouvidos à pressão imposta pelo mundo, para que decidamos logo, só prejudica ao invés de ajudar.

A regra então, aqui, é a certeza. Se você já tiver, dentro de si, certeza de quer seguir este ou aquele caminho, doe-se completamente, pois certamente será recompensado pelo comprometimento.

Ao mesmo passo, enquanto você não tiver certeza, aceite essa realidade, mesmo que você esteja se sentindo culpado, por que, por exemplo, talvez alguém que estudou contigo já está “arrebentando”, ou talvez exista alguém te pressionando por resultados (o maior crime contra um advogado iniciante). Se estiver se sentindo culpado, primeiramente, perdoe-se, e, sem seguida, esqueça isso, pois é bobagem.

Portanto, a primeira lição é decidir, buscando com convicção, qual caminho você deseja trilhar, e assim que encontrá-lo, seguir ardentemente, fazendo tudo o que estiver ao seu alcance (e um pouquinho mais, rs) para concretizar este sonho.



A todos nós, sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário