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Gerenciamento de processos.

A advocacia é um ramo de trabalho em que o profissional deve lidar com um crescente volume de trabalho. Cada processo pode ter cerca de dez atos processuais (não exatamente isso, mas contando com a fase inicial e a recursal, pode-se chegar a esse número aproximado). Assim, inicialmente é muito fácil gerenciar as ações judiciais, enquanto o volume de processos ainda é pequeno. No entanto, com cerca de cinquenta processos a dinâmica do trabalho já muda bastante. Com mais processos, então, o advogado precisa realmente dedicar tempo ao gerenciamento dessas ações, sob pena de ficar sufocado e perdido em meio a tantos prazos a cumprir.

Portanto, deve-se separar o trabalho em quatro etapas, a saber:

Consulta.

O advogado precisa ter tempo em sua agenda para atender seus clientes, e isso de forma satisfatória. Nem todo cliente precisa de meia hora ou uma hora para ser atendido, sendo isso muito relativo. É importante definir em quais horários você atenderá seus clientes (se será todos os dias, pela manhã, se à tarde ou se serão separados alguns dias na semana especificamente para realizar atendimentos).

Cumprimento de prazos.

Quando o processo já está em trâmite, ele requer prioridade no trabalho. A perda de um prazo pode gerar consequências terríveis ao cliente, sendo também prejudicial à imagem do advogado.

Assim, você precisa controlar muito bem os prazos processuais. Necessário possuir uma agenda (independente se física ou eletrônica, eu prefiro eletrônica) em que sejam feitas anotações precisas sobre os prazos processuais, o nome das partes, o número do processo, bem como exatamente do que se trata a providência. Pode ser que trate-se apenas do preparo de uma petição ou pode ser que haja necessidade de juntar algum documento pendente, por exemplo. Por isso, além de controlar o prazo, com a respectiva data de vencimento, você também precisa ter em mente uma data limite para que alguma providência seja tomada, apta a sanar a exigência judicial.

Preparo de iniciais.

A petição inicial é o grande patrimônio futuro do advogado. Quem não está distribuindo petições iniciais também não terá aquela remuneração futura que dela decorreria. É importante possuir uma lista geral de todas as petições iniciais pendentes. Nessa lista, discrimine o nome do cliente, o tipo de providência a ser tomada e os documentos necessários para ajuizamento da ação. É sempre bom criar uma “check list” dos documentos pendentes; assim, não corre-se o risco de esquecer um documento importante.

Eu disse que, no trabalho, o cumprimento de prazo tem prioridade. Porém, sempre atente para o prazo prescricional da ação que você pretende ajuizar. Pode acontecer de você deixar aquela petição inicial para a próxima semana, porém acabar perdendo o prazo temporal para ajuizamento da ação. Portanto, sempre faça menção, em seu controle, acerca do prazo prescricional.

Faço uma observação de ordem prática: busque não retardar muito o ajuizamento das ações. De modo geral, o advogado que possui um volume muito grande de trabalho não sente a angústia do cliente, que precisa daquela resolução em sua vida. Em meio a tantos prazos, perdemos a noção do tempo que se passa individualmente em cada processo. Lembre-se que para aquele cliente em específico, o processo mais importante é o dele. Essas coisas nós vamos aprendendo com o tempo, mas o importante é colocá-las em prática.

Contatos com clientes.

Em meio aos prazos e às petições iniciais pendentes, o contato com o cliente, visando sanar alguma pendência, precisa ser controlado. Como em tudo na vida, os clientes na advocacia também têm perfis diferentes: alguns são extremamente eficientes na colaboração para o êxito do processo, enquanto que outros tendem a atrasar grandemente o andamento do mesmo. Se algum cliente precisa trazer certo documento, ou mesmo pagar as custas processuais, ele precisa ser lembrado disso de tempos em tempos. Se o prazo for apertado, pode ser que um contato a cada dois dias seja necessário, ou mesmo todos os dias.

As dicas sobre gerenciamento de processos visam trazer maior eficiência ao trabalho do advogado. Se você estiver iniciando, sugiro que coloque logo em prática, para que não crie vícios nesse sentido, e depois sofra com a adaptação ao grande volume de trabalho. E, certamente, todos nós queremos chegar nesse ponto, não é mesmo? Portanto, administre bem o seu trabalho, e você será poupado do estresse e de outras doenças que decorrem desse mal.



A todos nós, sucesso!

3 comentários:

  1. Estou amando o blog. Postem com mais freqüência pois têm sido de grande valia.

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  2. O Blog está me ajudando muito. Não deixem de fazer postagens.

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    1. Doutor, estou me programando para dar continuidade a esse trabalho. Em breve, teremos algumas novidades.

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