Páginas

O Advogado em um mundo de profissões.

Recentemente estava conversando com uma colega, e a mesma falava das dificuldades do início da profissão. “Como é difícil se posicionar no mercado, com tantos escritórios grandes já constituídos”. Estávamos refletindo sobre o tema, e comentando soluções.

Foi então que essa colega, já muito desanimada, mencionou a possibilidade de desistir da profissão. Então, fiquei pensando no que poderia dizer a ela para incentivá-la a persistir.

Meus caros, nunca nos foi escondido o fato de que este mercado é difícil e disputado. Que possui muitos obstáculos iniciais, como por exemplo o tempo que demora a trazer lucro, dificultando a própria subsistência do advogado que está em início de carreira. Se formos nos focar apenas nas dificuldades, elas irão mesmo nos esmagar.

O fato mais triste de minha conversa com aquela colega foi ela mencionando que algumas amigas, sequer formadas, estavam ganhando a vida, prosperando e crescendo apenas vendendo uma famosa marca de produtos cosméticos (que tem preço bem elevado).

Claro que a afirmação me provocou muito. Estou trabalhando duro para construir minha marca jurídica e, como vocês sabem, acabei de iniciar carreira solo, depois de quatro anos advogando para outro escritório. Isso significa que provavelmente não verei nem cor de dinheiro por algum tempo.

Aí fiquei pensando “por que mesmo escolhi a advocacia?”.

Primeiramente, quero lembrar que escolher a advocacia é algo que se faz todos os dias. Todos os dias a profissão vai te dar pelo menos uns cinco motivos para desistir, e então você vai buscar, em seu íntimo, razões para prosseguir.

Logo, por que continuo escolhendo advogar?

É muito simples: EU NÃO ME VEJO FAZENDO OUTRA COISA! A advocacia é uma profissão para fortes e corajosos. Mas quem são os fortes? Forte é você, que mesmo com medo, cheio de dúvidas e incertezas, todos os dias coloca a gravata e retorna para o escritório. Quem são os corajosos? Corajosa é você, que estuda horas, muitas vezes durante as madrugadas, além de toda a sua jornada no escritório, para que esteja sempre atualizada e seja a melhor no que faz!

Advocacia é uma profissão para superadores! Você, de repente, se vê em um mundo rochoso, e vai ter que começar a moldá-lo, com muito esforço! Não é fácil, não, viu? Mas, seja honesto, é fácil para quem?

O que você vai fazer? Vai vender cosméticos? Se sua alma for de advogado, lá você pode até ganhar dinheiro fácil, ou rápido, mas nunca será pleno! O advogado possui uma alma “provocada”! Ele não quer apenas ganhar dinheiro. Ela quer dizer “Venci, sim; venci aqui, onde a luta é dura e poucos permanecem”.

Se esta é sua luta, parabéns, você é um verdadeiro advogado. Prossiga, a vitória está logo ali, você sabe disso.

No mundo inteiro, sempre haverá trabalho para quem quer trabalhar direito.

Entenda uma coisa: o que seus olhos procuram, é o que você vê. Busque razões para desistir, e elas se multiplicarão. Almeje o topo da montanha, e ele será seu.



É muito mais fácil desistir. Sonhar, em meio a um ambiente que parece um deserto, isso dá trabalho. Portanto, vamos trabalhar!

5 comentários:

  1. Prezado,
    Semana passada realizei minha primeira audiência, ao contrário do senhor, já comecei advogar sozinho, mas concordo que não é a melhor prática. Mas venho dizer que seu blog me ajudou, pois quando me vi ,pela primeira vez, sendo obrigado a fazer uma réplica de algo que eu sei que a reclamante tinha razão e o advogado oposto, bastante experiênte, detonou minha incial me vi em apuros, vontade de desistir, mudar de vida, sair correndo ou virar hippe. Mas depois de muita reflexão e até mesmo topar com seu blog, as coisas foram se acalmando. Sempre sonhei em ser advogado, ja trabalheide quase tudo para ajudar minha familia e deixei a carreira em 2o plano e apesar do medo e das in certezas respirei fundo e vou partir para cima da carreira. Acredito que hoje em não aprendemos a lidar com o medo e este nos domina de forma até primitiva, mas a experiência de vida ajuda nessas horas. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Estava procurando um texto no google de "como um advogado iniciante deve se portar num escritório" e me deparei com seu blog. Tem dias que penso "será que serei um bom advogado? Será que conseguirei fazer carreira frente a tanta concorrência?". É complicado para quem acaba de se formar. Já estamos vindo do stress do TCC, provas e de estudar para a OAB. Por mais que venha a tão esperada aprovação, é uma alegria que dura pouco (pelo menos para mim foi rsrs), pois agora estamos saindo do mundo dos estagiários para a "selva" profissional.
    Muito bom eu texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras!

      Continue firme. Os primeiros meses são os mais duros. A recompensa virá, com toda certeza.

      Excluir
  3. Muito importante compartilhar esses detalhes com todos, porque nenhuma carreira tem moleza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fred, existe um ambiente de descrença que percebo na maioria dos advogados. Mas, com fé e persistência, podemos superar os desafios.

      Excluir