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Marketing Jurídico: O que é e como fazer.

A profissão de Advogado requer uma cautela especial no que tange ao modo de divulgação do trabalho. Isso tem um motivo lógico: A advocacia constitui múnus público, sendo que a própria Constituição dá à profissão especial importância, quando refere esta ser fundamental à administração da justiça.

Muito se fala na conduta que o advogado deve ter no modo de divulgação de seu trabalho, que deve ser compatível com a dignidade da profissão. Na prática, representa a impossibilidade de fazer publicidade de seus serviços como uma empresa comercial faz. A ideia é que a população não confunda a advocacia com atividades comerciais puras, já que a busca por direitos está em uma categoria superior, se comparada a uma simples aquisição de certo produto.


Assim, necessário entender quais os limites éticos para que se possa divulgar o trabalho. Para isso, existe um campo da ciência do marketing denominado marketing jurídico, que consiste exatamente em definir práticas aceitáveis, aos olhos da Ordem dos Advogados, para que o advogado possa fazer a divulgação de seu trabalho.

Este conceito deve ser entendido também com cautela, já que as ideias de publicidade, propaganda e divulgação estão extremamente enraizadas em nossas mentes como formas de incentivo à compra, ou seja, atividade mercantil.

Por outro lado, não podemos negar a verdade de que, ainda que a advocacia seja uma profissão diferenciada, em essência ela é uma profissão, e como tal é fonte de sustento de muitas famílias, que sobrevivem dos honorários advocatícios percebidos pelo provedor familiar. Então, embora não seja mercantil, os advogados, através desta atividade, tiram o sustento próprio e de suas famílias. Logo, necessário entender que, de alguma forma, este profissional precisa ganhar espaço no mercado. É aí que entra o marketing jurídico, que é ramo do marketing que estuda as formas possíveis, dentro dos limites legais e éticos, para que o advogado se faça conhecido no mercado.

Pretendo abordar genericamente o tema, para mais adiante tratar de formas específicas de marketing jurídico. Por agora, falaremos das práticas consideradas aprovadas e reprovadas pela Ordem.

Como práticas não aceitas entre os advogados, cito a propaganda que se assemelha àquelas vistas em comerciais de lojas, por exemplo. Um advogado não pode expor-se ao público como o faria uma entidade como as Casas Bahia. Portanto, comerciais na TV, rádio, panfletos distribuídos nos centros urbanos e semáforos. Todas essas práticas não são aceitas, nem bem vistas aos olhos dos colegas de profissão.

A ideia, em si, é pensar em formas mais admiráveis de se fazer conhecido. Melhor dizendo, é pensar em formas de ganhar o respeito dos potenciais clientes, não transmitindo qualquer noção de venda, oferta, etc..

Em síntese, todas as formas aceitáveis de se fazer conhecido decorrem do contato direto que o advogado tem com seu cliente. O contato pessoal é o que importa.

Assim, quero propor a apresentação de algumas dessas boa práticas para se tornar conhecido no mercado jurídico:

- Tenha sempre a mão o seu cartão de visitas: É importantíssimo em uma profissão como a nossa que você possua este cartão profissional, que deve ter o máximo possível “a sua cara” (entenda-se: personalidade profissional, pois não é viável a elaboração de um cartão com cores e símbolos berrantes). Sempre que você se deparar com um possível cliente, que lhe abra espaço para tanto (por exemplo, alguém que te aborde em ambiente externo ao escritório, com dúvidas jurídicas), entregue-lhe o cartão de visitas. Não tenha vergonha de entregar até dois, pedindo que a pessoa passe o outro a alguém que possa precisar.

Isso também deve ser feito com o cliente que vier pela primeira vez ao escritório.  Do mesmo modo, vale entregar a outros advogados, pois nunca se sabe quando algum colega possa te passar trabalho, geralmente de área não dominada por ele (nessa hipótese, sempre deixe seu colega ciente de qual o seu ramo de atuação).

- Deixe seus clientes o mais satisfeitos possível: Sabemos que a advocacia não é uma profissão de fim, mas de meios. Isso significa que o advogado deve fazer o melhor trabalho possível em busca de uma tutela jurisdicional, mas caberá ao magistrado julgar a ação. Sabemos, também, que algumas atitudes podem ajudar no relacionamento com o cliente, levando-o a um grau maior de satisfação com o trabalho desenvolvido por seu advogado.

Entre essas ações, está a informação prestada ao cliente quanto ao andamento de seus processos, por exemplo. Pode parecer simples, mas manter o cliente bem informado, quanto ao andamento do processo, traz maior sensação de confiança. Claro que ganhar processos é ainda melhor, mas o importante é demonstrar ao cliente que você está fazendo o melhor trabalho possível.

O cliente satisfeito é o cliente que confia no advogado, e se ele confia no advogado certamente o indicará para outras pessoas de sua família e circulo de amizades. Sempre digo, uma coisa é você dizendo o que pode fazer pelo outro; Outra coisa bem diferente é um cliente satisfeito falando bem de seu advogado. O poder dessa corrente é infinito, tanto para o bem como para o mal (digo por causa das atitudes que possam prejudicar a imagem pública do advogado).

- Utilize as redes sociais a seu favor. Hoje em dia as redes sociais são o meio mais rápido para se ter acesso aos potenciais clientes. Mas isso deve ser feito com a máxima cautela, para, como disse, não se confundir com uma prática comercial. Então, preserve sua imagem. Mostre-se nas redes sociais como uma pessoa culta, inteligente e sábia. Pare de compartilhar coisas inúteis, sem nenhum valor real. Tome cuidado com o que você fala (digita), pois isso pode trazer uma repercussão gigante.

- Produza conhecimento. Mostre-se no meio jurídico. Torne-se uma figura de renome dentro de determinado ramo do Direito. Isso pode ser alcançado com a produção intelectual. Livros, cursos, palestras. O advogado que domina e expõe algum conhecimento certamente é indicado por todos que tiveram acesso ao meio pelo qual o conhecimento foi compartilhado. Pense bem nessa ideia: compartilhe conhecimento. Eduque seus clientes quanto aos direitos que lhes pertencem.

- Construa uma rede forte de amigos. Em regra, seus amigos serão seus primeiros clientes. Na verdade, com o passar do tempo, muitos cliente se tornarão amigos íntimos, já que o advogado passa a ser o porto seguro de muitas pessoas e empresas, pois geralmente é conhecedor de muitos segredos (que nem mesmo o padre sabe rs). Por isso, tenha amigos. Se você sente dificuldades em se relacionar, busque aprimorar essa habilidade. O advogado lida mais com relacionamento humano do que qualquer outra coisa na vida (até mais que o Direito, em si).




Bem, essas foram algumas dicas quanto ao tema. Pretendo abordar mais profundamente o assunto num futuro próximo, trazendo outras ideias de práticas que colaborem para a construção da imagem do advogado.


A todos nós, sucesso.